A medida que uma Instituição como Sindicatos e Associações cresce e expande sua atuação junto a seus associados, é importante que ela busque um sistema de gestão para profissionalizar e controlar o fluxo de informações da entidade. 

Foi pensando nisso que desenvolvemos este artigo, que além de explicar o que é um sistema de gestão, também reúne 6 benefícios de utilizar um software de gestão em sua Instituição. 

Continue a leitura e veja como um software de gestão vai ajudar a sua Instituição a arrecadar mais, a reduzir a inadimplência e a gerenciar a base de associados

O que é um sistema de gestão para instituições

Um sistema de gestão, também conhecido como software de gestão, é uma plataforma desenvolvida para a gerenciar as informações administrativas e financeiras de instituições e empresas em geral. 

Um exemplo é o software para sindicatos e associações HiGestor, uma plataforma online desenvolvida especificamente para atender as necessidades de gestão dessas instituições. 

Através de um sistema de gestão para instituições é possível cadastrar os associados e seus dependentes, acompanhar o pagamento de mensalidades, bem como fazer a emissão de cobranças, além de cadastro de fornecedores e contas a pagar

Qual a importância de um sistema de gestão

Um sistema de gestão é importante para gerenciar as finanças da sua entidade, como arrecadação, taxa de inadimplência e pagamentos em geral, assim como para controlar as informações de seus associados, como cadastro, envio de mensalidades, entre outros. 

Isso tudo de maneira simples e automática, otimizando seu tempo que poderá ser investido em tarefas mais importantes. Além de ser uma gestão muito mais segura e eficiente, garantindo que nenhuma informação seja esquecida.   

6 benefícios de contratar um sistema de gestão 

Para exemplificar separamos 6 benefícios de contratar um sistema de gestão para a sua Associação ou Sindicato, confira a seguir:

1.Facilidade no envio de boletos

Vamos começar com uma das principais queixas que ouvimos quando apresentamos nosso sistema de gestão online para Associações e Sindicatos, que é o processo de envio de boletos para pagamento de mensalidades por remessa. 

Sem uma plataforma de gestão, este tipo de envio costuma ser muito demorado e por vezes se torna caro para a entidade, que paga por cada boleto emitido, diferente do que acontece para quem utiliza o sistema HiGestor onde a Instituição só paga pelos boletos que forem quitados.

Isto é, com a plataforma HiGestor você pode enviar o boleto de cobrança de mensalidades para todos os associados da sua base e o processo de gerar a remessa é automático – enviar para o banco e conferir diariamente o retorno bancário.

2.Economia

Outro benefício de integrar um sistema de gestão para Sindicato ou Associação em sua entidade é a economia de tempo e financeira, uma vez que os processos manuais estarão automatizados.

Um exemplo de economia é a função Receita Fácil disponível no software HiGestor, que possibilita gerar quantos boletos forem necessários para seus associados e sua entidade só paga pelos boletos quitados, aumentando as chances de arrecadação por mensalidade. 

3.Cadastro de contas a pagar e a receber

Outra facilidade para quem utiliza uma plataforma de gestão de instituições é o cadastro de contas a pagar e a receber da sua Associação ou Sindicato, permitindo ainda configurar pagamentos que sejam recorrentes.

Além disso, fazendo o registro detalhado de entradas e saídas de dinheiro é possível gerenciar melhor as finanças da sua instituição, sendo muito mais fácil identificar quais são as receitas e despesas da entidade. 

4.Comunicação por e-mail

A comunicação por e-mail é outra vantagem de usar um software de gestão para Associações e Sindicatos, estreitando a comunicação entre seus associados e sua Instituição.

No sistema HiGestor, por exemplo, é possível fazer envios de e-mails para toda a base de associados da sua associação ou sindicato, e isso se aplica tanto para mensagens de caráter informativo quanto para enviar mensalidades ou avisos de cobrança.

5.Relatórios para análise de resultados

Os relatórios são mais um dos benefícios para quem utiliza um software de gestão para instituições. E eles são uma das ferramentas essenciais para que a tomada de decisão de qualquer gestor seja assertiva. 

Com os relatórios personalizados é possível identificar quais foram as ações acertadas e quais precisam de ajustes. Por exemplo, o relatório de balancete irá apresentar as contas a pagar e a receber da sua instituição. 

Outra possibilidade é gerar relatórios de eventos realizados pela instituição, identificando o que foi investido e qual o valor arrecadado, bem como um relatório de participantes.  

6.Realização de eventos

Realizar eventos ficou ainda mais fácil para quem utiliza um sistema de gestão de associações e sindicatos, como o software HiGestor. Isso porque toda a gestão de cadastro de participantes, emissão de certificados e controle de fornecedores pode ser centralizada por meio da plataforma. 

Conclusão

Como vimos utilizar um sistema de gestão em sua Associação ou Sindicato é bastante vantajoso, uma vez que facilita a rotina da sua Instituição e proporciona mais economia e controle das informações. 

Aproveite e faça um teste grátis do HiGestor – software de gestão para Sindicatos e Associações, clicando abaixo.

Autor