É muito comum surgir dúvidas a respeito da organização administrativa de Associações e Sindicatos. Isso porque diferente de empresas, as Instituições que compõem o terceiro setor possuem suas particularidades na organização administrativa.
Faz parte da estrutura administrativa das Instituições:
- Assembleia Geral
- Diretoria
- Conselho Fiscal
Assembleia Geral
Comparada aos demais órgãos existentes na estrutura das Instituições, a assembleia geral é o órgão superior das entidades. É formada pela reunião de associados dos Sindicatos e das Associações, tendo encontros previamente definidos por cada Instituição, conforme seus estatutos.
De maneira geral, são necessárias para prestação de contas e planejamento orçamentário, bem como para tomar decisões que irão impactar a entidade como um todo. Sua convocação geralmente é feita pelo presidente da Associação ou Sindicato, usando para isso o edital de convocação. Porém, é importante ressaltar que há caos especiais em que a convocação poderá ser feita pelos próprios associados.
| Veja também: Os diferentes tipos de Associados
Diretoria
Outra parte importante e indispensável na estrutura da organização administrativa de Associações e Sindicatos, é a diretoria. Geralmente ela exerce um mandato de 3 (três) anos e é comportas pelos cargos de presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro, e seus respectivos suplentes.
Dentre suas obrigações com a Associação ou Sindicato, estão:
- Estruturar e supervisão todos os serviços da Instituição;
- Cumprir o estatuto e as deliberações da Assembleia Geral;
- Apresentar para a assembleia geral as receitas e despesas, os pedidos de créditos adicionais e propostas de aplicação de capital;
- Propor as reuniões de assembleia geral;
- Escolher quem irá representar o Sindicato ou Associação em representações oficiais;
- Envio do relatório anual, mais as contas de cada exercício à Assembleia Geral, para seu julgamento;
- Decidir sobre os atos de administração patrimonial, autorizar a baixa ou a venda de bem inservível e o aluguel de bens desnecessários aos serviços da Instituição, conforme as formalidades legais. Entre outras funções.
| Veja também: Dicas para uma troca de diretoria eficiente em Instituições
Conselho Fiscal
O conselho fiscal dentro da organização administrativa das Associações e Sindicatos, reúdo os membros da assembleia geral com o objetivo de fiscalizar os atos da diretoria da Instituição.
Algumas funções que são de responsabilidade do conselho fiscal são:
- opinar e aprovar balanços, contas, relatórios de demonstrações financeiras, contábeis e operacionais da associação;
- auxiliar no que for necessário a diretoria da Associação ou Sindicato;
- analisar e fiscalizar as atividades administrativas e financeiros da Diretoria;
- convocar a Assembleia Geral a qualquer tempo.
| Veja também: Melhores práticas financeiras para Instituições
Agora que você conheceu um pouco como é a organização administrativa de um Sindicato e de uma Associação, aproveita e compartilha com a gente, nos comentários abaixo, como é na sua Instituição.
Deixar um comentário