Fazer uma boa gestão financeira é essencial para Associações, Sindicatos e Federações. Pensando nisso fizemos uma busca entre nossa equipe e foram muitas indicações de leituras que apresentam diversas dicas, então separamos 3 ótimos livros para melhorar a gestão financeira da sua Instituição

Procuramos separar títulos que abordassem tanto a gestão financeira quanto assuntos a cerca de investimentos, finanças, inteligência emocional, entre outros assuntos que envolvem a educação financeira. Confira a seguir. 

Pai rico, pai pobre

Este foi o primeiro best-seller dos autores Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Na obra, os autores tratam da independência financeira através dos investimentos, bem como o uso de táticas financeiras de proteção do patrimônio. Suas dicas são valiosas não apenas para a vida pessoal, como também para adaptar aos negócios. 

Alguns dos tópicos do livro são:

  • O valor da inteligência financeira;
  • Que empresas gastam antes e pagam impostos depois, enquanto as pessoas pagam impostos primeiro;
  • Que empresas são entidades artificiais que qualquer um pode usar, mas os pobres geralmente não sabem como.
  • Kiyosaki e Lechter dizem que os ricos pensam de forma diferente quando definem palavras simples como ativos e riqueza, e como eles financiam seu luxo. Eles definem um ativo como item que produza renda (como uma propriedade alugada, ações ou títulos), e um passivo como qualquer coisa que produza gastos (como a própria casa ou um veículo – qualquer bem de consumo).

Segundo eles, a principal razão que pode levar pessoas e negócios a enfrentar dificuldades financeiras é não aprender nada sobre dinheiro. Isto é, na visão de Kiyosaki, é necessário fazer o dinheiro trabalhar para você ao invés de fazer o contrário.

Os segredos da mente milionária

O livro escrito por Harv T. Eker, milionário americano, trata sobre as diferentes forma de pensar de pessoas ricas em comparação com pessoas comuns. Durante a leitura você encontrará dicas de como mudar seus conceitos sobre o dinheiro e como pode adotar hábitos de pessoas bem-sucedidas. 

Um dos principais pontos defendidos pelo autor é a habilidade de reduzir seus gastos, adotando um estilo de consumo que dependa menos do dinheiro. Fazendo esta pequena mudança de hábito, é possível investir mais e assim alcançar objetivos financeiros rapidamente.

Neste caso podemos adaptar esta dica em sua instituição revendo as despesas e as receitas, organizando melhor essa distribuição. Inclusive, já falamos em um artigo aqui no blog sobre o planejamento financeiro e como ele pode auxiliar nessa organização. Aproveite também e acesse grátis a planilha orçamentária que criamos para auxiliar na autonomia de sua Instituição.

Sonho Grande

No livro que conta a trajetória do homem que, em 2019, foi considerado pela Forbes como o segundo mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, você irá encontrar diversos insights para fazer sua Associação, Sindicato ou Federação melhorar a gestão a partir de um modelo mais atuante

A obra conta como Jorge, junto de deus sócios, Beto Sicupira e Marcel Telles, revolucionariam a economia brasileira, a partir da aquisição de 3 grandes companhias americanas: a rede de fast food Burger King; a cervejaria Anheuser-Busch, dona da marca Budweiseir; e a marca de alimentos Heinz. 

O livro, além de contar uma história inspiradora, também mostra erros e acertos da vida de quem está a frente de um negócio

Leia também: 3 cases de sucesso para fomentar a reinvenção das Instituições

Mas, além de estar bem preparado financeiramente, também é importante que sua Instituição esteja de acordo com as leis vigentes do país. Recentemente tivemos atualizações a cerca da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e você pode conferir um conteúdo exclusivo sobre o tema assistindo ao vídeo que gravamos com o advogado especializado em Direito Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança Rodrigo Marques Pereira. Clique aqui.

Autor