O verbo transitivo direto “reinventar” refere-se ao ato de recriar soluções para um problema antigo, a partir de uma nova roupagem. Nessa altura do campeonato, muito já se falou sobre o tema. O mundo todo experiencia uma crise sem precedentes, agravada pelo novo Coronavírus, e todos (sem exceção) precisam se reinventar.

De uma forma ou de outra, nossas publicações acabam sempre esbarrando no assunto. Isso se dá por conta da contemporaneidade e pertinência do tema. Recomendo que, após a leitura desse artigo, reserve um tempo para conferir algumas das outras postagens. Visto que o assunto é amplo e se desdobra em vários tópicos, quem sabe algo que passou batido aqui seja mencionado em outro texto.

 

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Para esse instante, resolvemos trazer alguns cases de sucesso para que você se sinta inspirado. São pequenos relatos, experiências vividas por grandes empresas e que, por sua vez, envolvem um extenso processo de reinvenção.

Apesar de nos referimos, aqui, a empresas cuja fundamentação é a obtenção de lucro, o recado é também válido para Sindicatos, Associações e Federações que buscam referências externas ao setor. A prática é bastante válida e as capacidades de adequação inúmeras.

Bora lá?

 

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Netflix

Uma das maiores provedoras de filmes e séries de televisão via streaming tem um passado que muitos não imaginam. A empresa era antes um serviço de locação on-line de filmes, um site de vendas e aluguel de DVD’s. O usuário selecionava um título que lhe chamasse a atenção e, então, alugava e/ou comprava o DVD, que chegava na sua casa via – vejam só – correio. Pois é, a empresa foi fundada em agosto de 1997 e desde lá teve que se adaptar diversas vezes para se manter expressiva no mercado.

Em janeiro de 2007, quase dez anos após a sua fundação, Reed Hastings (Diretor executivo da Netflix) anunciou o serviço de streaming como bem o conhecemos hoje. O modelo foi inspirado em um mesmo tipo de serviço oferecido pela Amazon, o Prime Video, que conta também com um enorme catálogo de filmes e séries disponibilizadas de forma on-line.

O sucesso da empresa está intimamente ligado a sua capacidade de se reinventar. A Netflix é um exemplo de negócio que abraça novas oportunidades e não tem medo de arriscar. Preocupados com o presente, mas sempre mirando o futuro.

 

Lego

Não é segredo para ninguém que os anos 2000 foram marcados pela crescente tecnológica no mundo do entretenimento. Brinquedos eletrônicos e com estímulos audiovisuais ganharam destaque, desbancando alguns líderes de venda na época.

Há 15 anos, então, quem sofria com essa virada de jogo era a empresa Sueca The Lego Group, conhecida mundialmente pela fabricação de brinquedos da marca Lego – os famosos blocos de construção.

Quando assumiu o cargo de CEO da The Lego Group em outubro de 2004, Jørgen Vig Knudstorp, fez questão de mudar algumas “coisinhas”. Ele solicitou uma revisão de custos e propôs um novo planejamento financeiro para a empresa. Jørgen também investiu em pesquisas que tornassem mais claros os hábitos do consumidor. Os serviços/produtos ofertados pela empresa atendem às necessidades do seu público-alvo?

Por fim, o empresário dinamarquês trabalhou em cima do posicionamento e imagem da marca. A fim de expandir o número de vendas, os brinquedos deveriam ser vistos como recurso educacional.

E essa reinvenção os levou longe. Não é a toa que a The Lego Group é conhecida como “a Apple dos brinquedos” hoje em dia.

 

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BIC

Fundada em 1945, a empresa de origem francesa possuía um único propósito na época: confeccionar peças para canetas-tinteiro e lapiseiras. Com o surgimento das canetas esferográficas em 1950, porém, o negócio foi obrigado a se reinventar.

Não satisfeitos em investir em um novo instrumento de escrita, a BIC expandiu seu leque de produtos a fim de abraçar novos perfis de consumidores. Além dos artigos de papelaria, são também comercializados isqueiros, lâminas de barbear, pilhas, baterias e produtos náuticos – como veleiros e caiaques. Trata-se do famoso “diversificar para sobreviver”, uma estratégia visivelmente “simples”, mas capaz de driblar a crise e aumentar a receita da organização.

Hoje a BIC tem o Brasil como o segundo maior mercado da empresa, em termos de volume de venda e faturamento e seus produtos são conhecidos, principalmente, por sua qualidade e preço baixo.

 


 

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