Neste artigo iremos abordar o que é Federação, seu papel, e como de fato a entidade pode ajudar as Associações e Sindicatos.

Leia até o final e você irá entender mais sobre gestão, liderança e ações para aumentar a arrecadação por.

O que é uma federação?

As Federações  são divididas entre regionais e nacionais e tem como propósito, ser responsáveis por coordenar interesses comuns entre os sindicatos que fazem parte dela.

É importante salientar que para ser criada, uma Federação precisa reunir no mínimo cinco sindicatos do mesmo setor.

Assista um vídeo sobre como fortalecer as associações através das Federações, no canal do YouTube, onde nosso CEO Hederson Cassimiro entrevista Alcides Andrade, Presidente da FAMPESC:

Qual o papel da Federação?

Parte dos desafios dos Presidentes e Diretores que estão à frente das Associações e Sindicatos, é traçar estratégias que tenham impacto positivo na arrecadação das Instituições.

Esta tarefa pode ser um pouco difícil de ser desempenhada, por isso existem as Federações, que neste caso, auxiliam na estruturação de atividades que poderão ajudar na gestão das instituições, para que alcancem seus objetivos.

5 dicas para a Federação ajudar as Associações e Sindicatos

Este amparo pode vir através de reuniões, workshops, palestras e até mesmo por meio de cursos que visem o desenvolvimento dos associados.

Ao compartilhar sua experiência com a rede de Associações e Sindicatos que integram a Federação, acaba aumentando sua percepção em torno das atividades que as instituições podem desempenhar rumo ao objetivo final que é aumentar a arrecadação

1 – Formação de Liderança

Vivemos em um mundo globalizado que exige que grandes entidades tenham uma visão moderna do modelo de gestão de pessoas e sua constante renovação. Para isso, o desenvolvimento de talentos é um dos objetivos do novo modelo de gestão.

Para que você possa entender como funcionam esses modelos de gestão, trouxemos três pontos importantes que podem apontar onde está o potencial interno, como engajar os profissionais e o mais importante, o engajamento da diretoria da entidade.

Veja a seguir:

  • Know how (habilidade adquirida pela experiência; saber prático)

Os profissionais muitas vezes não têm informação sobre o público que atendem, eles têm a iniciativa, mas alguns deles possuem conhecimentos que não são colocados em prática e, portanto, pouco contribuem para eles. 

Eles têm o potencial a ser explorado, mas não encontraram uma maneira de usá-lo. O papel do líder é descobrir e desenvolver esse potencial.

  • Engajar os profissionais da Instituição

Os profissionais precisam estar constantemente motivados. Eles precisam encontrar espaço para aplicar seus conhecimentos, experiências e descobrir que seus projetos se encaixam em seu propósito de vida. Os líderes precisam saber como motivar os funcionários.

  • Engajar a diretoria da Instituição

O papel de liderança do terceiro setor é muito importante. Os líderes precisam se conhecer e saber resgatar, motivar e engajar seus colaboradores para que a organização alcance resultados positivos.

2 – Estratégias para Arrecadação

Sabemos que uma das maiores dificuldades do terceiro setor é a arrecadação, para isso, trouxemos algumas dicas de como conseguir arrecadar mais e garantir uma relação de confiança com os associados.

  • Eventos

Os eventos são uma ótima oportunidade para divulgar as atividades da sua instituição e arrecadar fundos para o terceiro setor.

Se o seu primeiro pensamento é que investir na realização de um evento pode custar mais à sua organização, saiba que não é o caso, é uma estratégia com muitos benefícios.

Começando pela visibilidade que o evento traz para a entidade, parcerias que começam a se formar e, claro, mais interações entre filiados ou colegas de sua associação, federação ou sindicato.

No sistema de gestão HiGestor, há um módulo específico para Cursos e Eventos, onde você pode ter a gestão dos participantes, emitir certificados, fazer a gestão dos fornecedores, relatórios e muitos mais. 

Veja também nosso material com um guia completo de como fazer a gestão do seu evento, desde planejamento até o seu fechamento:

  • Materiais Educacionais

Gerar materiais ricos para as Associações e Sindicatos pode ser uma excelente maneira de melhorar a relação entre as partes, aumentar o conhecimento dos envolvidos e gerar arrecadação para a Federação.

Compartilhar conhecimento com o seu público fará com que você otimize seu tempo com demandas fora da sua alçada. Pense que quanto mais especializados são os sindicatos e associações, maior a possibilidade de crescimento em sua arrecadação.

Materiais educativos podem ser desde e-books com informações de como fazer uma planilha orçamentária, até lives em plataformas de rede social ensinando algum processo ou utilização de ferramentas.

3 – Software de Gestão

Um sistema de gestão para Associações e Sindicatos que possibilite organizar, armazenar, programar, personalizar, gerar relatórios e promover eventos é extremamente importante para o desenvolvimento de uma Instituição.

Visando oferecer uma experiência de qualidade para as Instituições, a HiGestor desenvolveu um software completo para Sindicatos, Associações e Federações, cujo objetivo tem todos os itens necessários para o crescimento individual e em grupo das Instituições.

Veja a seguir 3 benefícios do Sistema de Gestão para Associações, Federações e Sindicatos, HiGestor:

  •   Gerenciamento de Mensalidade

Além de melhorar a organização financeira da sua instituição e contribuir positivamente para o crescimento e desenvolvimento dela, você ainda terá vantagens como: redução de inadimplência, previsibilidade de entradas, automação, redução de custos e melhor relacionamento com associados.

Já abordamos em outro artigo o tema Gerenciamento de Mensalidade, acesse e descubra suas vantagens, como funciona e muito mais.

  • Gestão de Receitas e Despesas

A gestão de receitas e despesas é extremamente importante para o desenvolvimento seguro de Associações e Sindicatos

Por estar sempre em busca de maiores arrecadações para garantir o crescimento, a Federação deve por obrigatoriedade ter o controle total de tudo, para assim, ter suas necessidades sanadas e também, cumprir com seus objetivos como entidade.

Uma boa gestão, com uma liderança estruturada, organizada e que utiliza ferramentas de apoio para melhorar seus processos pode gerar um enorme reconhecimento para a Instituição, tendo em vista que o crescimento de uma entidade acarreta no crescimento de diversos profissionais e setores de Associações e Sindicatos.

Ou seja, para garantir uma excelência em sua gestão de receitas e despesas, um sistema de gestão é essencial, garante segurança, fidelidade de dados, praticidade e otimização de tempo.

O sistema de gestão online para Associação e Sindicato HiGestor foi desenvolvido para melhorar os processos de gestão de Instituições e, uma das ações possíveis no software é gerenciar dados financeiros já que dentro do sistema há um módulo específico para isso.

No módulo financeiro do software HiGestor há possibilidades de fazer registros como:

  • receitas (mensalidade),
  • arrecadação via folha de pagamento, por eventos ou doações,
  • despesas de manutenção (material de escritório, luz, água),
  • entre outros.

Importante ressaltar que organizar todas suas receitas e despesas é indispensável para alimentar o sistema com informações relevantes e reais.

  •  Relação de Confiança com Associados

Criar uma relação direta com os associados pode ser a virada de chave para que sua Federação se destaque e seja reconhecida, aumentando seu valor capital e significativo.

Você pode usar o e-mail marketing como ferramenta para criar e enviar avisos e divulgar materiais produzidos por sua Instituição, assim seus associados estarão informados do que está acontecendo em sua Associação, Sindicato ou Federação, já que muitas vezes eles não estão participativos presencialmente.

4 – Oferta de benefícios e parcerias

Se você acompanha nosso conteúdo, já leu em nosso artigo 6 Dicas de Inovação para sua Instituição, dicas de benefícios e parcerias que sua entidade pode oferecer para seus associados. Aqui vão algumas opções:

  • cursos e treinamentos;
  • advogados;
  • farmácia;
  • cinema;
  • entre outros. 

Lembre-se que benefícios e parcerias feitos pela Federação têm por fim gerar melhor qualidade de vida para o associado, mas também, melhorar as relações entre as partes.

5 – Canais de Comunicação

Uma maneira eficaz de se comunicar com seus associados é utilizando os canais de comunicação gratuitos na internet.

Há várias plataformas e funções de canais de comunicação que você pode utilizar para se comunicar com seu associado. Os principais são: rede social, e-mail e site.

Rede Social

Há diversas redes sociais para sua entidade estar se comunicando, aqui iremos citar três que podem ser grandes aliadas.

  •  Instagram: Plataforma que possibilita o compartilhamento de imagens e vídeos em diferentes formatos.

Utilize o Instagram para compartilhar fotos e vídeos de eventos, cursos e o dia a dia de ações que a Federação faz para ajudar associações e sindicatos.

  • Facebook: Plataforma semelhante à do Instagram, porém, que possibilita também o compartilhamento de textos.

Utilize o Facebook para compartilhar conteúdos importantes para as associações e sindicatos. Dar dicas, compartilhar materiais ricos e criar uma relação mais direta são funções muito importantes dentro do Facebook.

  • LinkedIn: Plataforma mais conhecida e maior rede social profissional, focada em gerar conexões e relacionamentos profissionais.

Utilize o LinkedIn para compartilhar o crescimento da Federação, promovendo suas ações e utilizando da rede para aumentar sua rede de network. O LinkedIn é extremamente útil quando se trata de criar relações mais profissionais.

E-mail

O e-mail pode ser seu grande alinhado quando se trata de uma comunicação mais direta.

Utilize a ferramenta de e-mail para compartilhar os eventos que sua Federação irá promover, se comunicar com os associados sobre assuntos internos, envio e recebimento de documentos, etc.

Site

O site deve ser sua principal plataforma de comunicação. Nele, a Federação deverá expor todas as informações necessárias sobre ela, sobre seus projetos, membros, entre outras informações.

Conclusão

Como pudemos ver neste artigo, é de extrema importância que a Federação esteja alinhada com a liderança de seus Sindicatos e Associações, disposta a inovar e sempre pensar em como fazer de sua entidade referência.

Há diversas atitudes que podem fortalecer a relação entre Federação, Associação e Sindicato, entre elas as cinco dicas que trouxemos que são: Formação de Liderança, Estratégias para Arrecadação, Software de Gestão para Associação, Sindicato e Federação, Oferta de Benefícios e Parcerias e Canais de Comunicação.

Ser uma Federação com uma gestão por líderes inovadores gera valor para sua Instituição, cria uma relação de confiança com os associados e consequentemente aumenta as arrecadações.

Para inovar na Instituição, melhorar a gestão, aumentar a arrecadação e até mesmo desenvolver a liderança na Federação, faça um teste grátis do HiGestor sistema de gestão para Associações, Sindicatos e Federações.

Autor