Uma das formas de arrecadação de muitas instituições é a captação de recursos terceiro setor, uma alternativa de receita que garante a estas associações, sindicatos ou federações, não ficar reféns da mensalidade de seus associados.

Pensando nisso, este artigo irá abordar as principais dúvidas a respeito desta forma de captação de receita, desde o que é, a sua importância, as formas de arrecadar e os seus desafios.

 

O que é a captação de recursos para o terceiro setor?

A captação de recursos terceiro setor é a forma organizada pela qual instituições do terceiro setor buscam por doações de pessoas e empresas.

Estas contribuições voluntárias podem ser tanto em dinheiro ou em forma de recursos que a organização necessita e são destinadas à manutenção e existência destas instituições.

Uma vantagem da captação de recursos é que por não se limitar apenas a doações em dinheiro, abre-se um leque de possibilidades para fazer a captação.

Por exemplo, é possível usar a criatividade e promover momentos em sua instituição para promover o voluntariado como forma de captação de recursos.

Esta estratégia além de aproximar sua associação, federação ou sindicato da comunidade, abre espaço para que mais pessoas conheçam a sua organização e abre possibilidade de captar novos associados.

Qual é a importância da captação de recursos para o terceiro setor?

A importância da captação de recursos para o terceiro setor está no fato de que muitas vezes as instituições deste modelo de negócio vivem a partir de doações ou da mensalidade de seus associados.

Sendo assim, usar a captação de recursos abre espaço para novas possibilidades de arrecadação, além de promover mais engajamento dos funcionários da instituição que precisam pensar em estratégias para conseguir boas ações de captação.

E, mais um ponto importante da captação de recursos é que ela envolve a comunidade em que a organização está inserida. Sendo assim, ela passa a ser mais conhecida pelas pessoas e esta é uma ótima maneira de fazer uma boa divulgação da instituição.

Ou seja, além de ajudar na arrecadação, a captação de recursos ainda é uma excelente maneira de promover a organização em sua cidade, região ou estado.

 

Quais são as principais formas de captação de recursos?

principais formas de captação de recursosAlém da captação de recursos terceiro setor no formato financeiro, existem outras formas de captação. Separamos as principais para inspirar você a pensar em outras maneiras de melhorar a arrecadação para a sua instituição.

Confira abaixo quais são as principais formas de captação de recursos que as organizações do terceiro setor podem utilizar.

 1. Financiamento coletivo

Financiamento ou crowdfunding é uma das maneiras mais conhecidas de fazer a captação de recursos terceiro setor.

Trata-se de uma forma de arrecadação para financiar projetos, pessoas, instituições e outros, a partir da doação financeira de pessoas físicas ou jurídicas.

Geralmente é realizada por intermédio de um site, o que propicia a doação uma vez que é possível participar das campanhas de financiamento coletivo de qualquer lugar, basta ter acesso à internet.

E você pode saber mais sobre essa prática através de um vídeo que fizemos aqui na HiGestor com a plataforma Vakinha.

2. Eventos

Os eventos são uma ótima oportunidade para promover as atividades desenvolvidas em sua instituição e também para captação de recursos para o terceiro setor.

E se o seu primeiro pensamento foi que investir na realização de eventos pode gerar ainda mais gastos para a sua organização, saiba que não é bem assim, esta é uma estratégia de muitos benefícios.

Começando pela visibilidade que um evento traz para a instituição, as parcerias que começam a se formar a partir dele e, claro, mais interação dos filiados ou associados de sua associação, federação ou sindicato.

Veja o caso da ABRH-SC, que promove o CONCARH (Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas) e aumentou a sua arrecadação e também sua base de associados, saiba mais sobre este case de sucesso assistindo ao vídeo a seguir.

Para realizar este grande evento a associação utiliza o nosso software de gestão online HiGestor, que possui um módulo de eventos completo, onde é possível gerenciar desde a inscrição, os fornecedores, os palestrantes, emitir certificado e gerar relatórios completos para a avaliação e comprovação de resultados.

3. Notas fiscais

notas fiscaisA captação de recursos por meio das notas fiscais também é uma das formas de arrecadação mais utilizadas pelas instituições, pois é uma maneira simples do consumidor fazer uma doação.

Para isso, basta que a entidade seja cadastrada em um dos programas Nota Fiscal de seu estado.

E então, usando um aplicativo o consumidor consegue fotografar a nota e fazer a doação em seu smartphone para a instituição desejada.

4. Campanhas

As campanhas de doação também são uma ótima opção para arrecadar recursos financeiros ou de valor para sua organização.

É possível optar por captar produtos que possam ajudar na manutenção da instituição, como material de escritório e papelaria se investir em cursos para seus associados; material de limpeza ou de conservação; ou ainda, campanhas para arrecadar fundos (doações em dinheiro).

Para isso, faça um bom planejamento junto com a equipe da instituição. Defina prazo de início e fim da campanha, faça uma boa divulgação nas redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, etc.), email, telefone e até mesmo em canais de TV da sua cidade.

5. Geração de renda

Outra opção para captar recursos para o terceiro setor é a geração de renda.

Como citamos no item anterior, isso pode ser feito através de cursos, por exemplo, ou, ainda, por meio da venda de produtos produzidos na instituição por seus funcionários e associados.

Há também a possibilidade de fazer parcerias com fornecedores e revender produtos terceirizados na instituição.

Cursos, palestras, workshops, masterclasses, entre outros, podem ser promovidos pela própria diretoria da associação ou sindicato – e também em parceria com a federação a que pertencem – e assim é possível fazer a venda de inscrições para os associados.

Estas ações são simples e eficazes, pois além de muito baratas para a organização, geram qualificação para seus filiados.

6. Doações individuais

Procure manter as doações individuais sempre em aberto, para que assim sua entidade não fique dependente de recursos do governo, por exemplo.

As doações individuais acontecem quando se tem uma boa conexão com o doador. Sendo assim, procure estreitar relações em sua instituição, faça networking, busque parcerias e invista em sua promoção na comunidade em que está inserida.

Quais são os maiores desafios na captação de recursos para o terceiro setor?

Mesmo com muitas opções disponíveis para se fazer a captação de recursos terceiro setor, as instituições do terceiro setor enfrentam alguns desafios na hora de pôr em prática suas ideias.

Alguns dos principais desafios são:

  • Legitimidade – formalização legal e transparência na contabilização dos resultados;
  • Eficiência – profissionais e pessoas comprometidas com a ação
  • Sustentabilidade – tanto de ordem financeira como de capital humano;
  • Colaboração – como a maior parte dos profissionais envolvidos com entidades do terceiro setor são voluntários, conseguir que todos colaborem pode ser um grande desafio para a diretoria;
  • Desconfiança – as pessoas no geral tem dificuldade de confiar em programas e campanhas para arrecadar fundos.

A importância da transparência na captação de recursos

Para reduzir as dúvidas sobre desconfiança na doação de campanhas de arrecadação de recursos, fica nossa dica para que sua instituição utilize os relatórios do software HiGestor.

Com estes relatórios é possível comprovar entradas e saídas de receita da entidade, comprovando assim a legitimidade da captação de recursos para fins de uso na associação, sindicato ou federação.

Outra alternativa para enfrentar os desafios é disponibilizar planilhas ou textos que expliquem o que foi feito para a arrecadação dos recursos.

Estes demonstrativos podem ser publicados nas redes sociais da instituição e também em jornais locais.

Fazendo isso, além de prestar contas e reforçar a transparência, a entidade também estará fazendo uma divulgação de si própria, aumentando seu alcance e assim atraindo mais atenção da comunidade.

Atentamos também para que você leia o código de ética do captador de recursos, disponibilizado pela ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos), disponível neste link: https://captadores.org.br/codigo-de-etica/

 

Conclusão

Chegamos ao fim deste artigo e como vimos, vale ressaltar que, a captação de recursos é uma ótima alternativa para mais arrecadação nas instituições do terceiro setor.

Além de ter diversas possibilidades de captar recursos junto a sua base de associados e filiados, ela se estende para toda a comunidade, gerando ainda mais visibilidade para sua entidade.

E, aliado a captação de recursos está o software de gestão online para instituições HiGestor, que gerencia os associados, automatiza toda a parte de arrecadação, controle de receitas e despesas, criação e gerenciamento de eventos on e offline, e ainda gera relatórios completos para o acompanhamento de dados.

Aproveite e faça um teste grátis por 7 dias, com acesso total à plataforma de gestão HiGestor.

Autor