Você sabe como gerar leads pelo LinkedIn?

Muitas pessoas acreditam que a rede social LinkedIn serve apenas para conexões de emprego, como divulgação de vagas e busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Inicialmente este era o objetivo da rede, mas hoje ela vai muito além disso.

Atualmente é possível incorporar estratégias de marketing para a geração de leads através do LinkedIn.

E é este o conteúdo que iremos explorar neste artigo, abordando como funciona a geração de leads na rede social e compartilhando 9 dicas práticas de como fazer isso na sua Instituição.

Continue a leitura!

 

Como funciona o LinkedIn?

O LinkedIn iniciou sua história em maio de 2003 e hoje é a rede social profissional mais conhecida e utilizada mundialmente, com mais de 74 milhões de usuários em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.

Seu funcionamento é muito semelhante ao de outras redes, como o Facebook e o Instagram, onde é possível fazer publicações em foto e vídeo e criar eventos. Mas, além disso, o LinkedIn oferece ferramentas exclusivas, como:

  • Publicação em formato de texto, semelhante à escrita de blog;
  • Publicação de vagas de emprego;
  • Compartilhamento de formação acadêmica, certificações e licenças;
  • Espaço para expor suas competências profissionais, onde é possível que outros profissionais façam recomendações;
  • Ferramenta para anúncios;
  • LinkedIn Learning, espaço de aprendizado da plataforma, com cursos em diversas áreas; entre outros.

Uma estimativa da plataforma apontou que quase todos os executivos das empresas que integram a lista Fortune 500 estão no LinkedIn, sendo que 76% deles acessam suas contas diariamente.

Qual objetivo do LinkedIn?

O objetivo do LinkedIn é criar oportunidades que vão além de uma colocação no trabalho, e sim criar oportunidades econômicas para seus usuários de maneira global, sem fronteiras.

Sendo a sua missão “conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos”.

Dicas práticas para gerar leads pelo LinkedIn:

como gerar leads pelo linkedin dicas práticasAgora que já falamos um pouco sobre como é essa rede social e qual seu objetivo, a seguir separamos 9 dicas práticas de como é possível gerar leads através do LinkedIn, e assim, aumentar o número de associados em sua associação, sindicato ou federação.

1. Criei um perfil atrativo

Comece criando um perfil atrativo para a sua instituição, apresentando de forma clara e objetiva o que ela representa, qual a sua razão de existir e também disponibilize informações de contato e endereço.

Invista em uma boa imagem para a foto do perfil e para a imagem de capa (exemplo abaixo), preferencialmente utilize o logotipo da sua instituição, facilitando a identificação para os usuários.

hi gestor visão geral linkedin

Perfil da HiGestor no Linkedin.

2. Faça boas conexões

Como o LinkedIn é uma rede que visa facilitar o contato entre empresas e profissionais, para que a página da sua instituição seja notada é preciso fazer boas conexões.

Então separe um tempo entre as suas estratégias para pesquisar perfis que sejam relevantes para a sua rede de contato.

As conexões podem ser tanto com parceiros, como os prestadores de serviço da sua associação, sindicato ou federação, como também com seus associados e suas respectivas redes de contato.

3. Produza conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo de qualidade é uma das principais estratégias para a geração de leads qualificados pelo LinkedIn e que possam vir a se tornar um associado da sua instituição.

Essa é uma dica importante porque se tornar autoridade ou referência em um assunto que você domina, irá atrair mais usuários para a página da sua instituição.

Lembre-se também da importância de manter uma frequência nas publicações, utilize como aliado um cronograma de conteúdo, deixando planejado previamente os assuntos que serão abordados no LinkedIn.

Aproveite para baixar grátis nosso e-book Marketing na Prática para Instituições, onde abordamos a produção de conteúdos para o LinkedIn.

ebook

4. Tenha frequência

Como comentamos na dica anterior, manter a frequência na produção de conteúdos é muito importante para que as estratégias de geração de leads no LinkedIn funcionem. Afinal, como diz o ditado popular “quem não é visto não é lembrado”.

E nas redes sociais, onde o fluxo de informação e conteúdo é demasiadamente grande, manter a constância nas publicações da sua instituição terá impacto direto nos resultados de alcance da página.

5. Interaja com suas conexões

como gerar leads pelo linkedin conexõesPara melhorar as interações e o engajamento da página do LinkedIn da sua associação ou sindicato comece criando essas conexões com seus seguidores.

Essa ação irá demonstrar que a instituição é acessível, além de chamar a atenção deles para sua página.

Algumas dicas são: curtir as publicações, comentar, parabenizar pelas conquistas que foram compartilhadas e, dependendo do caso, enviar uma mensagem privada de boas-vindas para novos seguidores.

Para os seguidores antigos, você também pode criar uma mensagem convidando-o para conferir as novidades da sua página.

Essa estratégia é ótima para aumentar o alcance das publicações da sua instituição, e consequentemente isso irá contribuir para gerar mais leads pelo LinkedIn, que futuramente poderão se tornar um associado.

6. Fique atento as notificações

Um dos diferenciais do LinkedIn é que ele mostra diversas notificações de pessoas e empresas conectadas com você.

Com isso é possível acompanhar as atualizações da sua rede, facilitando a interação entre sua página e a de seu seguidor.

7. Entre em grupos

Assim como o Facebook, o LinkedIn também possui grupos e essa é uma oportunidade de se conectar ainda mais com os usuários da rede e que sejam potenciais associados para sua instituição.

Algumas dicas são seguir hashtags e participar de grupos, pois assim como a estratégia de interação, essa atitude também irá contribuir para que suas estratégias de marketing aumentem o alcance dos seus posts e facilite a busca por conteúdo relacionado ao nicho de atuação da sua instituição.

8. Engaje em publicações populares

Outra estratégia que funciona muito bem para a geração de leads no LinkedIn é engajar em publicações populares.

Mas faça isso com conteúdos que sejam relacionados ao segmento de atuação da sua associação, sindicato ou federação.

9. Invista em tráfego pago

Investir em tráfego pago é uma das estratégias mais utilizadas pelas instituições que buscam se destacar nas redes sociais, e no LinkedIn não é diferente.

O LinkedIn Ads oferece mecanismos que ajudam a encontrar o público-alvo ideal para o conteúdo que está sendo publicado.

Os anúncios servem tanto para encontrar profissionais para cargos específicos, como para a promoção da sua instituição, aumentando o reconhecimento da marca e consideração de conversão, neste caso, em associado.

Um dos recursos é o InMail, que direciona anúncios em formato de mensagem direta para a caixa de mensagens privadas do usuário, transformando a comunicação em algo mais pessoal.

 

Conclusão

Contudo, é possível estar presente no LinkedIn produzindo e compartilhando conteúdos sem necessariamente precisar investir em tráfego pago.

Então, aproveite e comece hoje mesmo a planejar uma estratégia de conteúdo nesta rede social para sua instituição.

Aproveite também para fazer um teste grátis do nosso sistema de gestão para sindicatos e associações, o HiGestor. 

Clique na imagem abaixo e aproveite, são 7 dias para testar todas as funcionalidades gratuitamente.

Autor