Segundo pesquisa da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 66,5% das famílias brasileiras chegaram ao final de 2020 endividadas.

Esse dado surpreende e preocupa porque está diretamente vinculado a uma das principais preocupações dos gestores das instituições. Estamos falando da inadimplência, que cada vez mais é comum entre as empresas.

Mas como reduzir a inadimplência e até mesmo preveni-la? Este é o tema do nosso artigo de hoje, que também traz 8 dicas infalíveis para uma boa gestão financeira, confira a seguir!

Como reduzir a inadimplência nas empresas: qual taxa é aceitável?

qual taxa é aceitávelAfinal, como reduzir a inadimplência?

Esta é uma dúvida frequente, afinal, todos querem reduzir a inadimplência nas empresas. Mas a verdade é que isso depende do porte de muitos fatores, como por exemplo, o porte da sua instituição.

Entretanto, podemos considerar o cálculo de inadimplência utilizado pelo Banco Central do Brasil para identificar se a sua empresa está dentro da taxa aceitável pelo mercado ou se corre riscos.

Segundo o Banco Central é considerada inadimplente a instituição que passar o índice de 5%, levando em consideração pagamentos não quitados com mais de 90 dias de atraso.

Como reduzir a inadimplência nas empresas? 8 dicas para uma boa gestão

8 dicas para uma boa gestãoAprender como reduzir a inadimplência é muito importante porque além de prejudicar a gestão financeira da sua instituição, tem impacto direto nas receitas e despesas.

Separamos a seguir algumas dicas de como fazer em sua empresa de forma eficiente e que garanta uma boa gestão. Veja:

1. Administre os atrasos

Como sabemos, a inadimplência é a ausência de pagamentos que já foram gerados pelo seu financeiro. Portanto, é indispensável administrar estes atrasos com o objetivo de evitar a falta de pagamento.

Um aliado para organizar os pagamentos e assim evitar atrasos de seus contribuintes é o e-mail de cobrança, que assim como o próprio nome sugere são disparos de e-mail com mensagens menos agressivas de cobrança.

Utilizando este formato de e-mail, você consegue uma melhor comunicação com seus clientes e associados, o que consequentemente ajuda a reduzir as taxas de inadimplência por falta de pagamento.

2. Diversifique os seus meios de pagamento

Outra maneira de reduzir a inadimplência é oferecer aos seus clientes mais de uma forma de pagamento, uma vez que nem todos usam um único tipo de pagamento.

Atualmente, além de pagamentos por boleto ou cartão de crédito, como é o caso dos recebimentos em nosso software de gestão para instituições, o HiGestor, é possível proporcionar opções por depósito bancário (pix ou TED), recebimentos com cheque, entre outros.

São diversas as opções que podem funcionar como uma via de mão dupla, facilitando o pagamento para seus associados e o recebimento para sua instituição.

3. Aplique uma política de cobrança

Aplicar uma política de cobrança em sua empresa facilita muito a organização do setor financeiro, garantindo assim mais controle de receitas e despesas.

Uma boa estratégia é usar a régua de cobrança, que cria uma espécie de linha do tempo com lembretes sobre a data de pagamento para seus contribuintes e, ainda, é possível programar estes avisos após o vencimento da cobrança também.

4. Esteja aberto a negociações

Estar aberto a negociações é importante porque muitas vezes as pessoas se tornam inadimplentes por problemas financeiros pontuais.

Quando conseguem se restabelecer financeiramente, buscam alternativas, pois na maioria das vezes o valor já está acrescido de multa e juros.

Sendo assim, estar aberto a negociar prazos e parcelamentos dos pagamentos atrasados é uma ótima maneira de recuperar os pagamentos pendentes e ainda manter o seu cliente, garantindo recebimentos futuros.

5. Faça a análise de crédito do seu cliente

faça análise de crédito do seu clienteFazer a análise de crédito dos seus clientes é uma forma de prevenir inadimplência, por isso procure pesquisar seus dados antes de realizar qualquer contrato ou cadastro.

Para isso, o SERASA possui um site onde é possível realizar pesquisas pelo CPF do consumidor, garantindo maior segurança para você.

Outra opção é utilizar o software de gestão online HiGestor, que possui um módulo para pesquisa de CNPJ, indicado principalmente para associações, federações e sindicatos.

6. Automatize seus processos

Automatizar os processos também é uma alternativa para redução da inadimplência, pois facilita a geração e envio de cobranças, evitando esquecimentos e facilitando a sua rotina.

Para isso, utilize sistemas que façam isso para você, como o HiGestor que possui um módulo de plano de contas onde é possível organizar toda a movimentação financeira da sua instituição.

Outra facilidade de automatizar processos e que o HiGestor possui, é o envio de cobranças automáticas.

Para fazer isso é bem simples, basta configurar o email e ele fará o envio na data e horário selecionados para toda sua base de associados.

7. Construa um bom relacionamento com o cliente

como reduzir inadimplência construa um bom relacionamento com clienteManter um bom relacionamento com o seu cliente é fundamental para que a inadimplência seja reduzida e você conseguir fazer as cobranças ou negociações acerca dos pagamentos vencidos.

Portanto, busque manter um relacionamento próximo e profissional, encontrando sempre soluções que sejam benéficas para os dois lados.

Para isso, temos um material gratuito onde falamos sobre como se comunicar de forma eficiente, a Masterclass de Marketing. Acesse clicando aqui.

8. Ofereça vantagens para quem paga em dia

Oferecer vantagens para quem faz pagamentos em dia é uma ótima opção para quem está querendo reduzir a inadimplência.

Afinal, quem não gosta de ganhar descontos em seus pagamentos, não é mesmo?! Procure fazer isso sempre que possível, assim estará fidelizando seus clientes ou associados e manterá o financeiro em dia.

Confira agora a plataforma de gestão online para associações, federações e sindicatos. Garanta o controle da melhor gestão para a sua instituição!

Conclusão

Chegamos ao final do nosso artigo! Esperamos que você tenha gostado das dicas de como reduzir a inadimplência e coloque em prática na sua empresa.

Já para você que gostou da dica de automatizar processos, temos um convite: faça um teste grátis do nosso sistema clicando na imagem abaixo. São 7 dias com todas as funcionalidades disponíveis.

Autor