Planejamento estratégico é a chave para o sucesso de qualquer negócio, possua ele fins lucrativos ou não. Por sua definição, o planejamento estratégico consiste na elaboração de uma estratégia organizacional bem detalhada, capaz de nortear as ações tomadas pela Instituição e mensurar resultados.
É possível se deparar com textos e mais textos sobre o assunto, visto que a importância atribuída ao planejamento estratégico vem crescendo nos últimos anos. E não é de se espantar, afinal com o refinamento dos vários setores que compõem o mercado é preciso que estas Instituições estejam sempre um passo adiante de tudo, com metas e objetivos bem estabelecidos.
Mas como se aplica o planejamento estratégico e quais são, de fato, as vantagens que ele traz para os Sindicatos, Associações e Federações que o adotam? Te explicamos a seguir.
Um passo de cada vez
Ao optarem por traçar um planejamento estratégico as instituições devem, antes, revisar seus pontos fortes e pontuar as oportunidades. É fundamental que os gestores possuam total conhecimento sobre a Entidade e aquilo que a cerca, sendo capazes de compreender o cenário atual no qual ela está inserida.
A partir dessa visão, o Sindicato, Associação ou Federação conquista um direcionamento, elabora objetivos e define estratégias para alcançá-los. Nessa etapa inicial é importante se questionar:
- Em qual a situação financeira a Instituição se encontra hoje?
- Como se dá a relação da Entidade com os atuais contribuintes?
- Possuímos um propósito claro?
- Quais as atividades-fim do Sindicato/Associação/Federação?
- Onde queremos chegar?
Calcule a sua rota
Feita a autoanálise, é hora de construir um plano de ação. Uma vez que você possui a situação definida, o próximo passo deve ser traçar os meios pelos quais o Sindicato, Associação ou Federação em questão conquistarão o objetivo previamente determinado.
A etapa, talvez, seja a parte mais complicada do projeto, pois envolve um debate em torno das ações que tornarão possível a obtenção dos resultados esperados pelos gestores e demais colaboradores da Entidade.
Suponhamos que uma Instituição possua como objetivo triplicar o número de associados em sua base para o ano seguinte. A grande questão é: como ela vai conseguir isso? As opções são muitas e podem incluir a promoção de cursos de especialização, a implantação de novos convênios, entre outras táticas. Cabe aos gestores definir quais os convém.
Por sua vez, as ações podem ser diluídas em trimestres ou qualquer outro intervalo de tempo que permita o acompanhamento preciso dos resultados, bem como possíveis mudanças de estratégia.
Aprofunde-se no tema
A construção de uma base como referência é importantíssima. Por esse motivo disponibilizamos um material complementar a este texto. Se trata de um bate-papo que tivemos com a Cris Kalkmann, membro do conselho de gestão do Grupo Diretiva.
No webinar, gravado para a Semana da Gestão Online para Instituições, Cris e Héderson Cassimiro (CEO da HiGestor) exploram todos os trâmites que envolvem o planejamento estratégico, discutindo a real importância da definição de metas para o fortalecimento da Entidade.
Clique aqui para conferir o vídeo na íntegra.
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