Aumentar faturamento é uma das principais preocupações nas instituições, que muitas vezes não encontram alternativas de como ter mais receita e acabam focando suas ações apenas na prospecção de novos associados, o que por vezes, não é eficiente.
No entanto, isso não significa que ter novos associados seja uma ação dispensável, pelo contrário, é uma das atividades mais importantes para aumentar o faturamento das entidades.
Entretanto, é possível sair do básico e buscar outras alternativas, como investir na divulgação da instituição, organizar eventos e cursos para os associados e a comunidade em geral, entre outros.
Neste artigo iremos aborda o que é o faturamento, no que se difere de lucro e receita, e ainda, iremos compartilhar 8 dicas eficazes para colocar em prática na sua associação, sindicato ou federação, para faturar mais.
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O que é o faturamento de uma empresa?
O faturamento de uma empresa refere-se ao montante de dinheiro que a instituição tem em caixa, independentemente da origem, podendo ser pela venda de um produto ou de um serviço.
Em uma associação, sindicato ou federação, por exemplo, o faturamento pode ser o total recebido através de mensalidades de associados, de cursos ou de eventos realizados pela entidade.
Um aliado no controle do faturamento das instituições são os sistemas para sindicatos e associações, que fazem toda a gestão financeira da entidade de forma segura e automatizada.
Com o sistema HiGestor, por exemplo, é possível controlar as receitas e despesas da entidade, garantindo assim muito mais controle sobre suas finanças.
E com mais controle, fica mais fácil identificar qual das atividades que são desenvolvidas estão aumentando o faturamento da instituição.
Não só isso, o software para sindicato e associação HiGestor, também auxilia no planejamento financeiro das entidades, uma ótima estratégia para guiar as ações da instituição.
Saiba a diferença entre faturamento, lucro e receita
Como vimos no item anterior, o faturamento é o total, o montante recebido pela instituição. Isto é, a soma de todas as entradas de dinheiro que a entidade possui, considerando o valor bruto, sem os descontos de despesas e os gastos.
Já o lucro é o valor líquido, o que sobra no caixa após serem descontados os gastos da instituição.
Contudo, a receita diz respeito aos valores que são recebidos de forma individual, não considerando assim o montante de dinheiro. Por exemplo, mensalidade de associados é uma receita.
Podemos então dizer que se considerarmos que as formas de ganho de uma entidade são a mensalidade recebida dos associados e o valor arrecadado em um curso, teremos duas formas de receita, e sem descontar as despesas, teremos o faturamento.
8 dicas de como aumentar faturamento
Entender o que é faturamento e no que se difere de lucro e receita é importante. Mas também queremos ajudar a sua instituição a faturar mais e com diferentes estratégias.
Por isso, a seguir separamos 8 dicas imbatíveis para ajudar a sua associação, sindicato ou federação aumentar faturamento, confira.
1. Use estratégias de marketing
Como diz aquele velho ditado “a propaganda é a alma do negócio”, então invista em um bom planejamento de marketing para a sua instituição.
Desenvolva estratégias de divulgação que possam promover e potencializar os serviços que a entidade oferece, focando nos diversos canais de comunicação que existem atualmente.
A exemplo, o mercado das redes sociais estão crescendo cada vez mais, com novas redes surgindo e cada vez mais pessoas conectadas.
Recentemente uma pesquisa realizada pela empresa especialista em dados de mercado e consumidores Statista, revelou que o Brasil tem o terceiro maior número de usuários ativos da companhia (perde apenas para países como Índia e Estados Unidos).
E se a sua instituição ainda não usa o Instagram e nem sabe como fazer o melhor uso dela para se promover, saiba que a HiGestor é parceira da Escola Weduc e juntos desenvolveram o curso Instagram do Zero, um curso focado em estratégias para arrecadar mais usando essa rede social.
2. Faça prospecção de associados
Focar na prospecção de associados pode ser uma das principais receitas para sua instituição, por isso é muito importante considerar essa prática quando estiver fazendo o planejamento.
Mas antes de começar a prospecção, procure conhecer o seu perfil de público de interesse, conhecendo quais são os seus gostos, por quais conteúdos se interessam, lugares que frequentam, qual seu poder aquisitivo, etc.
Conhecer o seu perfil de associados irá facilitar muito na hora de fazer a prospecção, uma vez a comunicação se tornará mais fluída e você conseguirá mostrar quais as vantagens de ser um filiado em sua entidade.
3. Aumente o Lifetime Value dos seus associados
O Lifetime Value ou valor no ciclo de vida em tradução livre, refere-se a média de valor que seus associados investem na instituição, durante o período em que são associados.
Investir em aumentar esse período é uma ótima alternativa de faturamento quando aliada a um bom relacionamento com seus associados e também com o desenvolvimento de diferentes serviços que podem ser ofertados a eles.
Por exemplo, investir em cursos, eventos, workshops, masterclasses, feiras de negócio, entre outros, pode ser uma boa forma de arrecadar mais. Veja dicas neste vídeo, onde falamos com a especialista em eventos híbridos Juliana Vilela.
4. Ofereça qualidade nos serviços e também no atendimento
Oferecer serviços e atendimento de qualidade ao seu associado é um diferencial que irá potencializar as outras formas de faturamento.
Isso faz parte da experiência que o filiado terá ao se relacionar com sua instituição, por isso é tão importante que você invista sempre na qualidade de seus serviços.
5. Motive sua equipe
Manter uma equipe motivada irá refletir diretamente no seu associado, uma vez que são o cartão de visitas, a porta de entrada da sua instituição.
Invista em treinamentos e capacitações que desenvolvam os profissionais que fazem parte do time de colaboradores da sua entidade, aproveite e ofereça estes serviços a comunidade.
Isso pode ser uma outra forma de receita para sua instituição e que irá impactar positivamente no aumento do faturamento.
6. Faça eventos
A realização de eventos é uma das principais fontes de receita para as instituições do terceiro setor e saber usufruir bem desta estratégia pode aumentar faturamento da entidade significativamente.
Recentemente recebemos a Juliana Vilela, especialista na organização de eventos, presenciais, online e híbridos, para um bate-papo e na ocasião ela compartilhou diversas dicas de como as associações e sindicatos podem se beneficiar dos eventos para aumentar sua arrecadação.
Ela também trouxe 7 tipos de eventos de sucesso que são possíveis de organizar em uma entidade, são eles:
- Encontros, fóruns, conferências – para profissionais do setor;
- Pequenos eventos mensais – rodadas de negócios, meetings, online e presencial;
- Eventos de premiação para o setor;
- Jantares beneficentes;
- Evento para anunciar tendências do setor;
- Selo de qualidade da sua Instituição;
- Cursos e palestras;
Para conferir as dicas completas, veja o vídeo:
E se a sua associação, federação ou sindicato já utilizam o software HiGestor, é possível criar e controlar todo o evento – da inscrição à emissão de certificado – de forma automática e sem custos adicionais.
7. Utilize a tecnologia a seu favor
Utilize a tecnologia a seu favor substituindo processos manuais de controle da instituição por sistemas de gestão como o HiGestor, por exemplo.
Com ele é possível fazer toda a gestão da sua entidade de forma prática, segura e com resultados potencializados.
Isso porque com o sistema de gestão para sindicatos e associações HiGestor, você consegue cadastrar seus associados e os dependentes deles, fazer a emissão de mensalidades automaticamente por email, controlar receitas e despesas, cadastrar benefícios, gerar relatórios financeiros, organizar eventos com inscrição e emissão de certificados, e muito mais.
Tudo isso de forma automática, com muito mais segurança e controle dos processos, do que se fossem realizados manualmente.
Facilidades que a tecnologia proporciona e que é acessível para sua instituição, além de promover economia de tempo e dinheiro, impactando assim no aumento do faturamento.
8. Tenha um bom gerenciamento do seu fluxo de caixa
Ter um bom gerenciamento do fluxo de caixa da instituição é indispensável para aumentar faturamento, uma vez que ele está diretamente ligado às contas a pagar e a receber da associação ou sindicato.
Para isso, comece pelo básico, separando receitas e despesas, mas também categorizando cada tipo de recebimento e de gastos da instituição.
Se você é cliente HiGestor, tem isso automatizado no módulo financeiro e se não for, faça um teste grátis para conhecer nosso sistema para sindicatos e associações, clicando aqui.
Outra opção é fazer isso por meio de uma planilha do excel, manualmente. É um pouco mais trabalhoso, mas irá ajudar sua entidade a identificar onde estão concentradas as principais receitas e também onde estão os maiores gastos.
Com essa organização é possível reduzir custos dispensáveis e concentrar esforços em atividades que trazem mais receita para a associação ou sindicato.
Leia também: Como reduzir a inadimplência: 8 dicas para uma boa gestão
Conclusão
Contudo, aumentar faturamento pode ser um desafio para as instituições do terceiro setor, mas colocando as dicas acima em prática temos certeza que será mais fácil de encontrar o caminho.
Afinal, como vimos ao longo do texto, aumentar faturamento é um conjunto de práticas e boas estratégias que unidas irão trazer benefícios para a sua associação, sindicato ou federação.
E se você tem alguma dica de como outras instituições podem aumentar seu faturamento ou tem dúvida sobre algum assunto, compartilhe com a gente no espaço para comentários a seguir.
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