Dos boomers aos millennials, todo mundo sabe do que se trata um site. De maneira reduzida, sem entrar em termos muito técnicos, aqueles que possuem um site detém o domínio de uma página na web. E, apesar da explicação sucinta, aqueles que garantem um espaço na web podem fazer muito!
E este é um passo importante para qualquer Organização que deseja ser vista e lembrada. É dentro do site onde estarão dispostas todas as informações referentes à Entidade em questão.
Ainda não possui site? Vem comigo que eu te conto por que ele faz falta!
O Que é um Site?
Em outras palavras, um site pode ser visto como um centralizador de informações. Trata-se de uma estratégia de comunicação bastante recente, se pensarmos bem. Foi justamente no início dos anos 2000 que a internet passou a ser mais democrática e se fazer presente na casa de uma parcela maior da população.
Hoje em dia, é um elemento indispensável na construção de marca e na propagação dos ideais da Instituição. Um canal focado em apresentar objetivos, narrar histórias, divulgar notícias, providenciar informações de contato e coletar dados para prospecção de novos associados.
Os sites institucionais são os mais comuns entre as grandes Organizações, possuindo um menu e múltiplas páginas além da home page (página inicial). No entanto, Entidades menores podem optar por utilizar um modelo de site de página única.
Há, também, quem goste de incluir um espaço para publicações frequentes, como um blog para fomentar estratégias de Inbound Marketing. Voltaremos a abordar isso mais a frente.
Importância de ter um Site
Alcance e autoridade são duas das principais características associadas à construção de um site. A princípio, a ideia é ser visto, lembrado e tido como referência.
Sugiro um breve exercício para compreendermos como um site pode ser importante para qualquer tipo de negócio ou Organização.
Imagine que você está convencido de fazer alguma intervenção cirúrgica este ano, mas em dúvida sobre a clínica estética onde deve se consultar. Você tem duas clínicas em mente. Ambas possuem rede social e atualizam frequentemente suas páginas com conteúdos informativos e publicações do tipo “antes e depois”.
Contudo, apenas uma clínica possui site. Lá você encontra informações complementares às publicações que você viu no Instagram. Dados sobre o responsável técnico pela clínica, depoimentos recentes, imagens da equipe e do espaço interno da clínica, além de alguns valores defendidos por eles.
A escolha ficou mais fácil agora. Você se sente muito mais seguro agendando uma consulta com a clínica que possui site, porque eles souberam comunicar melhor e transmitem uma sensação de tranquilidade e acolhimento maior. Eles provaram saber o que estão fazendo.
Ainda que a concorrência não se dê da mesma forma, o mesmo acontece com Sindicatos, Associações e outras Instituições do tipo. Um associado só se torna associado a partir do momento que enxerga verdade nas atividades desempenhadas pela Organização. O site é um excelente espaço para trabalhar isso.
Como Criar um Site?
Criar um site parece difícil, mas só parece. Na verdade essa tarefa se tornou mais fácil a partir do momento que surgiram negócios dispostos a contribuir com isso.
Ainda que você não entenda de programação, as ferramentas são tão intuitivas que dentro de 15 minutos você consegue compreender como as coisas funcionam e assumir a responsabilidade de publicar uma página na web.
Uma recente solução trazida pela HiGestor torna tudo ainda mais fácil. Hoje conseguimos fornecer às Entidades um modelo de site específico para o modelo de Instituição que possuem.
A ideia é reunir, em um único espaço, os principais atributos do Sindicato, Associação ou Federação, a fim de aprimorar a comunicação que estes mantêm com as partes interessadas e se tornar um poderoso canal de captação. Saiba mais sobre as nossas soluções em site clicando aqui.
5 Motivos para sua Associação, Sindicato ou Federação ter um site
Acessibilidade, credibilidade e participação efetiva dos membros. Se até o presente momento você não está convencido que criar um site é a melhor solução para a sua Entidade, os próximos tópicos devem te convencer.
A partir de agora vamos mergulhar nos argumentos. Abaixo reunimos 5 Motivos para sua Associação, Sindicato ou Federação ter um site. Confira!
Melhor Comunicação
O espaço propiciado pela estrutura de um site permite que sejam abordadas temáticas diferentes daquelas trabalhadas nas redes sociais. Trata-se de uma ferramenta de comunicação eficaz para transmitir informações importantes, tanto para membros como para outros interessados.
Conteúdos mais densos, como este trabalhado dentro da estrutura do blog, possibilitam uma comunicação mais aprofundada, rica em detalhes e, por esse motivo, encantam.
Campos de preenchimento de formulário também contribuem com o aperfeiçoamento da comunicação entre a Entidade e o associado ou possível associado. Conquistar a atenção de associados e outros para que se inscrevam em uma newsletter (modelo de e-mail informativo com disparos recorrentes), por exemplo, já indicam enorme interesse destes em manter contato com a Instituição. Fique de olho e não deixe que escapem!
Aumento da Visibilidade da Instituição
Já ouviu falar em estratégias de SEO? Esta é a sigla para “Search Engine Optimization” (otimização para mecanismos de busca ou otimização para motores de busca).
Elas visam melhorar, de maneira completamente orgânica, ou seja, sem custo algum, o posicionamento de um site nas páginas de resultado do Google e de outros navegadores conhecidos.
Possuir um site e estar de acordo com as boas práticas desse processo de organização e adequação de conteúdo fará com que o seu Sindicato, Associação ou Federação seja visto por muitos associados em potencial.
Divulgação da Instituição
Imagine o site como uma vitrine para a sua Instituição. Se recorda do exemplo dado anteriormente sobre a clínica estética? Pois bem, agora imagine que atributos da Entidade você quer evidenciar. Publique fotos, elabore um calendário de eventos e insista nos benefícios de se tornar um associado.
Uma aba referente a notícias pode ser um excelente canal de divulgação, se bem trabalhado. Atente-se para a frequência e qualidade das publicações que serão postadas
Pule de cabeça e invista fichas nesse formato de comunicação. Além de ranquear a posição onde sua página aparece nos buscadores, você estará trabalhando na construção de uma imagem mais forte para a Organização.
Aumentar o Engajamento com o Associado
O site também pode ser um ótimo canal para aumentar o engajamento com os associados uma vez que concebe o espaço para que estes contribuam com artigos, vídeos, fotos e depoimentos.
O ambiente online também admite que sejam implementados mecanismos de feedback para que os associados possam compartilhar suas opiniões e sugestões sobre as atividades desempenhadas pela Instituição.
Atrair novos Associados
Este último tópico é, na verdade, um resumo dos esforços de todos os outros.
Ter um site profissional e atualizado ajuda a construir e manter a credibilidade da Instituição. Garantindo o clique do usuário, o próximo passo é nutrir essa comunicação até que o mesmo se torne um associado.
Além disso, um site fornece acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que as estratégias de captação não precisam ceder após o horário comercial, elas se dão de forma automática.
Diferença entre Site e Redes Sociais
“Mas eu já tenho Facebook/Instagram, não dá no mesmo?”
A resposta é não. O site é uma estratégia a parte das redes sociais. Apesar de ambos os canais trabalharem a comunicação da Entidade, eles devem ser vistos como meios complementares.
Uma das razões para escolher trabalhar em várias frentes é a crescente concorrência, ainda mais acirrada em aplicativos como o Instagram, por exemplo. O que está em jogo por lá é o tempo do usuário, estamos disputando atenção com muitos outros perfis, independente de nicho ou área de interesse.
Considere, também, que existem (muitos) usuários que preferem utilizar o mecanismo de busca do Google para realizar pesquisas.
Também, não dá pra querer abraçar o mundo e falar sobre tudo e todas as coisas em publicações com números de caracteres limitados. Por isso é importante separar as coisas.
Quando um associado procura pelo site da Instituição, ele provavelmente está atrás de informações mais precisas, seja o número de telefone, o endereço ou alguma informação textual mais rica e detalhada sobre a história da Entidade. Informações estas que às vezes não se fazem presentes ou se perdem muito facilmente no feed de publicações.
Conclusão
E agora, está convencido? Acredito que pontuamos muito bem as vantagens de possuir um site e de que forma isso pode alavancar o potencial da sua Instituição.
O site está no coração de uma estratégia de marketing digital bem fundida. É um dos principais canais para gerar autoridade e expandir o relacionamento com o associado. Ele estimula a interação e pode ser fator decisivo na decisão de quem deseja se tornar um associado.
Outro benefício avalia a disputa por um “espaço ao sol”. Muitas empresas e outras Organizações não possuem site, porque acreditam que se trata de um serviço caro ou porque desconhecem as vantagens de um.
Essa desculpa você não tem! Não perca tempo e comece a planejar conosco o futuro da sua Entidade. Descubra outros detalhes sobre a nossa solução. :)
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