Como aumentar a receita financeira em instituições?

Encontrar estratégias para evitar a falta de receitas nas Instituições do terceiro setor é um dos principais objetivos de quem trabalha com Associações, Sindicatos ou Federações. Aposto que só de ler o título desse artigo, você já deve ter ficado pensativo tentando encontrar alguma solução pra essa queixa, que infelizmente, é comum na maioria das Instituições.

Aqui na HiGestor não é diferente, pois atuando como uma empresa que desenvolve um software de gestão financeira para Associações, Sindicatos ou Federações, sempre acabamos esbarrando nessa questão. Afinal, estamos em constante busca de conhecimento e informação a respeito de temas que envolvem o terceiro setor. Isso porque, além de desenvolver o sistema de gestão para Sindicatos, Federações e Associações, o HiGestor, queremos ir além e oferecer as melhores soluções e as estratégias mais assertivas para ajudar nossos clientes. 

Portanto, ajudar sua Associação, Federação e Sindicato a evitar a falta de receita é essencial. Continue a leitura, reunimos 3 dicas para auxiliar você.

 

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Organização financeira

Se você pensou que a nossa primeira dica seria prospectar novos associados, saiba que a gente quer chamar a sua atenção para um ponto anterior. Entendemos que o primeiro ponto que se deve considerar para evitar a falta de receita em sua Instituição é a organização financeira. Afinal, ter muitos associados e não saber quais são os gastos fixos ou variáveis que sua Associação, Sindicato ou Federação possui, não irá resolver seu problema. 

Comece por isso, separando as despesas fixas, as variáveis, e faça um levantamento de quais entradas de receita a Instituição possui (mensalidades, eventos, etc). Com essa visão mais geral, será possível ter uma noção de como se planejar financeiramente. Este é nossa próxima dica.

 

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Planejamento financeiro

Nossa dica dois é se planejar, pois é impossível prever o futuro, mas com certeza é possível estar preparado para ele. Depois de ter uma organização financeira, você conseguirá ter mais clareza dos pontos que precisam ser melhorados. O planejamento entra aí, após identificar os pontos de melhoria você consegue traçar um plano para seguir. Nossa sugestão é que você pense em objetivos a longo prazo, mas com metas que possam ser avaliadas mensalmente. Por exemplo: 

“Nosso objeto é conquistar 300 novos associados em 3 meses para nossa Instituição, pois isso irá gerar X% a mais de receita”. 

Definido o objetivo, acompanhe as ações mensalmente, pois ficará mais fácil – de 300 em 3 meses, você irá focar em 100 por mês. Passe então para o planejamento das ações, defina o que será realizado e como, isso tudo irá contribuir para um planejamento mais bem executado e um bom resultado. Lembrando que se no decorrer do caminho algo não estiver correndo bem, é  possível alterar. 

 

Conteúdo extra: [vídeo] Semana da Gestão Online 2019

 

Boas parcerias

Já diz o ditado “quem tem um bom amigo, tem tudo”, não é mesmo?! Nos negócios não é diferente, nutrir boas relações e parcerias pode ser muito benéfico para sua Instituição. Isso porque com parceiros bem estruturados você consegue atingir mais pessoas, aumentando sua rede de reconhecimento. 

 

Pode ser um formato de indicação, um evento em conjunto com outra Instituição ou profissional, a ideia é realizar um compartilhamento. Aqui na HiGestor, por exemplo, nós possuímos diversas parcerias, tanto para realizar eventos que entregam conteúdos para nossos clientes, quanto para que nossos clientes gerem receita. 

 

| Leia também: programa de indicação HiGestor

 

Esperamos que essas dicas ajudem evitar falta de receita na sua Associação, Sindicato ou Federação. Caso tenha mais dicas ou outras sugestões de conteúdo que gostaria de ver aqui no blog, deixe nos comentários. 

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